sexta-feira, 10 de novembro de 2006


Bombeiros e a sua formação
Parte I




Muitas das vezes, vem a público, afirmações a dizerem que os Bombeiros voluntários não têm formação, o que nem sempre corresponde à verdade, porque existe formação, formação de qualidade e reconhecida internacionalmente como de excelente qualidade.

A formação inicial de Bombeiros é obrigatória para quem inicia a actividade. Durante essa formação, os formandos vão adquirir competências técnicas em várias áreas, competências essas inicialmente limitadas, que irão executar no exercício da sua função com supervisão dos seus superiores. Como qualquer actividade não se pretende que inicialmente esses indivíduos adquiram competências de chefiar ou liderar, porque é o primeiro patamar na sua carreira. A formação inicial dos Bombeiros, inicia-se com uma escola de recrutas, constituída por indivíduos de ambos os sexos e normalmente com idade mínima de 18 anos e idade máxima de 35 anos. Escola essa, que dura cerca de 9 meses e que finda com um exame pratico e escrito e que ao serem aprovados serão Bombeiros de 3 classe.

A formação será ministrada pelos elementos do Comando, chefias e por formadores externos da ENB.
Assim, passo a descrever as matérias obrigatórias que constituem a escola de recrutas, para quem pretende ser Bombeiro voluntário:
· Organização dos Bombeiros em Portugal
· Organização interna do corpo de Bombeiro
· Organização operacional
· Construção civil
· Electricidade
· Equipamento de veículos
· Educação física e desporto
· Ordem Unida
· Montagem de linhas de agua
· Comunicações
· Organização Operacional
· Fenomenologia da combustão
· Segurança e protecção individual
· Extintores e Redes de incêndio
· ARICAS
· Combate a incêndios urbanos e industriais
· Busca e salvamento
· Manobras de escadas
· Ventilação táctica
· Busca e salvamento
· Sistemas de detecção de Incêndios
· Matérias perigosas
· Montagem de mota bombas
· Nós e ligações
· Topografia
· Manobras de salvados
· Incêndios Florestais
· Curso de Tripulante de Transporte
· Curso de Desencarceramento
No final do curso o formando contabilizara cerca de 220 horas de formação

Essa é a formação obrigatória e regulamentar para quem quer iniciar a actividade como Bombeiros Voluntário, não é excelente mas também não é deficiente e medíocre como alguns cépticos afirmam. Uma formação que é limitada, por ainda não existir campos de treino com fogo real, onde único campo de treino nacional exclusivo para formação para os Bombeiros fica localizado São João da Madeira, o que é insuficiente para o País. Outro problema são os corpos de Bombeiros das regiões do interiores do País, ai existem dificuldades em obter formação, dificuldades essa comuns também a outras organizações e identidades, mas tem existido um esforço das identidades competentes em resolver esse problema.



Onde, depois do passar dos anos (no mínimo dois anos), qualquer Bombeiro pode subir de graduação ou posto imediato, para isso necessita de frequentando formação de progressão para:
Bombeiros 2ª Classe;
Bombeiros 1ª Classe;
Sub-Chefe;
Chefe;


Autor Fénix
Foto Nuno André Ferreira

1 comentário:

Alma Minha disse...

Olá!
Obrigada pela visita à minha casinha...
Concordo com o que comentaste no meu post sobre o INEM...mas por vezes era mesmo mais fácil se fosse possivel chamar logo os bombeiros como se fazia antes...
Li este texto que me esclareceu bastante!
Bons Post's
Até breve