terça-feira, 3 de junho de 2008

Espanhóis doam viatura e equipamento aos Bombeiros de Barrancos

Uma viatura de combate a incêndios urbanos com oito anos, que em Espanha iria para abate, foi recebida de braços abertos pelos Bombeiros Voluntários de Barrancos...

O carro que, se fosse novo, custaria mais de cem mil euros, já está estacionado no quartel, depois de ter sido oferecido pela corporação de Huelva. A generosidade dos bombeiros espanhóis não ficou por aqui, pois estes doaram também 15 fatos para operações de socorro - igualmente fora de prazo -, e ainda material de desencarceramento.
Para uma corporação que nunca dispôs de uma viatura de combate a incêndios urbanos, a oferta espanhola surge como "o reforço que esta zona do País precisava", esclareceu o comandante dos Bombeiros de Barrancos, António Cegão. "A viatura tem oito anos e 50 mil quilómetros, mas o seu desempenho é ainda espectacular", garantiu, acrescentando que o veículo já tem a "chancela" dos bombeiros de Barrancos.
Esta cedência inscreve-se no âmbito do acordo celebrado no ano passado entre as Associações de Bombeiros de Barrancos e da província de Huelva, após vários serviços de socorro que os voluntários alentejanos vêm desempenhado na localidade espanhola de Encinasola, a seis quilómetros da vila portuguesa.

Uma oferta generosa dos bombeiros espanhóis e das suas autarquias, somente mostra que em Espanha não se brinca com a vida dos Bombeiros nem com a vida de quem necessita dos meios para seu socorro, os veículos ao fim de alguns anos são substituídas por viaturas novas, como o equipamento de protecção individual é substituído, independente se esta ou não em condições.

Em Portugal as coisas são diferentes, os veículos que muitas das vezes são autênticos museus, sendo um perigo para quem os usa ou quem necessita deles, e o equipamento de protecção individual escasso ou inexistente, como a sua qualidade muitas das vezes deixa a desejar.

Será que somos cidadãos europeus somente em algumas coisas?

1 comentário:

A. João Soares disse...

Relacionado com este tema, sugiro uma visita ao seguinte poost Bombeiros bem ou mal equipados? .
No mesmo blog encontrará muitos artigo que lhe poderão interessar.
Abraço
A. João Soares