quinta-feira, 30 de abril de 2009

Protecção Civil alertou bombeiros para "medidas de prevenção necessárias"


A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) já alertou os bombeiros para as "medidas de prevenção necessárias"

que devem ser tomadas em uma eventual pandemia de gripe suína. Em conferência de imprensa para apresentação de exercício de sismo que vai decorrer na próxima semana, o comandante operacional nacional de operações de socorros, Gil Martins, adiantou que terça-feira a ANPC enviou para os Comandos Distritais de Operações e Socorro (CDOS) um comunicado com as medidas de prevenção necessárias.
Gil Martins salientou que a ANPC faz parte do dispositivo do plano de contingência activado pela Direcção-Geral de Saúde no contexto da gripe suína com "todo o aparato logístico e operacional".
E afirmou também que desde domingo a ANPC acompanha a situação a nível nacional e internacional, estando em contacto com a Direcção-Geral de Saúde, sem adiantar mais pormenores.
Segundo as autoridades portugueses, até ao momento não há qualquer suspeita de gripe suína no país. O México, com sete mortos entre 49 casos confirmados, e os Estados Unidos, com uma vítima mortal e 64 casos confirmados, são os países, ambos na América do Norte, mais afectados pela gripe suína.

O vírus - raro segundo as autoridades sanitárias - transmite-se de pessoa para pessoa, tendo sido descoberta uma fonte de transmissão aviária, duas suínas e uma humana.
Fonte : Publico

http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: