quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mangualde vai ter unidade de formação para Bombeiros

Os Bombeiros Voluntários de Mangualde celebraram ontem um Protocolo de Cooperação com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), com vista à criação de uma " Unidade Local de Formação " da referida escola, nas suas instalações.
O acto aconteceu na sessão de encerramento do Seminário sobre " O Guia do Formador da Formação Inicial do Bombeiro" organizado pela ENB, no auditório da Universidade de Medicina Dentária em Lisboa, que contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros. Na mesma cerimónia foram assinados mais oito protocolos com outras tantas Associações de Bombeiros (o país fica com 13 no total), num universo de 456 existentes em Portugal.
Trata-se de um projecto-piloto da ENB, com o objectivo estratégico de descentralização física das infra-estruturas de formação, enquanto factor determinante para o reforço da oferta formativa nos domínios em que aquela Escola Nacional de Bombeiros se encontra acreditada. Desta forma, foram aproveitados os recursos físicos já existentes e disponíveis nos Bombeiros Voluntários de Mangualde.
A selecção da candidatura, assentou na avaliação feita localmente por um Director e dois Técnicos da ENB, reconhecendo-lhe a existência de infra- -estruturas e características técnicas adequadas para o seu bom funcionamento nos domínios de formação em fogos urbanos, industriais e florestais. Esta Unidade Local de Formação tem como objectivo patrocinar a formação da Escola Nacional de Bombeiros a todos os bombeiros do Distrito de Viseu, nas áreas atrás referidas.
QualificaçãoJoão Soares, presidente dos Voluntários de Mangualde, disse que o anúncio deste protocolo foi recebido pela Direcção e Comando dos Bombeiros Voluntários de Mangualde com "grande satisfação e regozijo", pela importância que representa ao nível da qualificação, quer para os elementos do Corpo de Bombeiros de Mangualde, quer para os do Distrito. "Este projecto é para todos nós, Direcção, Comando e Corpo Activo, uma grande honra, aliada a um grande sentido de responsabilidade", sublinhou o presidente.
João Soares afirmou ainda que "o crescente prestígio e o maior respeito quer da nossa Associação quer do nosso Corpo de Bombeiros saem claramente reforçados com mais este êxito alcançado e os nossos associados e Mangualdenses em geral devem sentir-lhe também orgulhosos por isso".

Fonte Diário de Viseu, autor Bruno pereira
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: