terça-feira, 13 de outubro de 2009

Barreiro - Bombeiros do Sul e Sueste realizaram simulacro de evacuação numa chaminé industrial com 100 m de altura



Os Bombeiros Voluntários do Sul Sueste (Barreiro) realizaram no passado dia 1 de Outubro um simulacro de evacuação de uma vítima de doença súbita numa chaminé industrial com cerca de 100 m de altura, situada na Central Termoeléctrica do Barreiro (EDP), recorrendo para o efeito à equipa de Salvamento em Grande Ângulo.


O cenário do simulacro foi o seguinte: um trabalhador que subia uma chaminé para efectuar tarefas de manutenção, foi vítima de doença súbita sensivelmente a meio do percurso (a cerca de 54 m de altura). Não sendo possível descer por meios próprios, foi comunicada a situação aos Bombeiros, que fizeram deslocar ao local uma viatura escada (VE30), uma ambulância de socorro (ABSC) e a equipa de Salvamento em Grande Ângulo.

Devido à altura a que se encontrava a vítima e à limitação da viatura escada (alcance máximo de cerca de 28 m na situação operacional concreta), foi executada uma operação conjunta em que a vítima foi retirada com técnicas de resgate, por maca, até à plataforma da escada. Foi por este meio que a vítima regressou ao nível do solo, sendo então transportada ao hospital por ambulância.

Este simulacro inseriu-se num conjunto de simulacros que têm vindo a ser realizados anualmente nas instalações da Central Termoeléctrica do Barreiro, recorrendo aos cenários de risco identificados.

Fonte, Rostos On,line

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: