terça-feira, 11 de novembro de 2008

Comunidade surda tem à disposição um Call-Center, com serviço de vídeo-intérprete

A partir do dia 04 de Novembro a comunidade surda vai ter à disposição um call-center com serviço de vídeo-intérprete, para quebrar o isolamento e ajudar em coisas tão simples como marcar uma consulta médica.

O serviço pretende unir a comunidade surda à comunidade ouvinte através de um call-center onde vão estar intérpretes a fazer o atendimento das chamadas", explicou à Agência Lusa Nuno Carvalho, presidente executivo da ZONAdvanced, a empresa que disponibiliza à Associação Portuguesa de Surdos (APS) o serviço e o equipamento que permite o funcionamento do call-center.


O surdo poderá contactar esse call-center através de três formas: o telemóvel, através de vídeo-chamada, através do computador, descarregando uma aplicação que permite fazer a chamada; e através do telefone fixo, com um equipamento para chamadas de vídeo", adiantou Nuno Carvalho.

Com este call center, todas as pessoas surdas que ligarem 1000 - se estiverem a utilizar um telefone fixo ou o computador pessoal - ou 210343712 - se estiverem a ligar de um telemóvel - podem a partir desta segunda-feira pedir ajuda para marcar uma consulta médica, chamar um táxi ou pedir os serviços de um electricista, por exemplo.

Quando o serviço estiver disponível durante as 24 horas do dia, sete dias por semana, pretende-se estabelecer uma ligação ao número de emergência, 112.

Não podemos esquecer que as nossas centrais de emergências 112 e 117 não estão dotadas de qualquer equipamento para poderem receber os pedidos de socorro oriundo de pessoas com deficiências de comunicação, salvo vários projecto criados por corpos de Bombeiros para as suas comunidades locais, onde os cidadãos com deficiências físicas de comunicação alertam os Bombeiros por SMS, fax ou correio electrónico.

Uma lacuna grave existente em Portugal, a criação Call-Center poderá ser o elo de ligação entre essas comunidades portadoras de deficiências de comunicação com as centrais de socorro, facilitando a comunicação em caso de alertas de socorro.

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

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