terça-feira, 23 de junho de 2009

Quase 600 bombeiros integrados na Protecção Civil


Mais de 20 anos depois, operacionais vão responder disciplinarmente à Autoridade de Protecção Civil,a entidade que sempre lhes assegurou os salários.
Quase 600 operadores dos Centros Distritais de Operações de Socorro (CDOS), Canarinhos e recuperadores dos helicópteros de resgate vão ser integrados na Escola Nacional de Bombeiros, pondo fim a uma situação irregular que se arrastava há mais de 20 anos e que na prática coloca no terreno o Centro de Recursos da Protecção Civil (CRPC).
A decisão, tal como o DN noticiou na edição de ontem, foi ontem comunicada a todos os operadores. Fica a faltar um regime de carreiras que ainda não está definido.
Canarinhos, operadores dos Centros Distritais de Operação de Socorro (CDOS) e tripulações de resgate embarcadas nos helicópteros têm, nas últimas duas décadas, recebido os seus salários através de verbas transferidas directamente pelo Estado para as associações de bombeiros, que têm cedido, ao longo dos anos, o pessoal afecto a estas estruturas.
Estes bombeiros continuam debaixo da alçada operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), mas o vínculo disciplinar pertence às associações de bombeiros, com quem a protecção civil tem vindo ao longo dos anos a estabelecer protocolos de cooperação.
Ontem os comandantes distritais reuniram-se, à mesma hora nos 18 distritos e "fomos postos perante um facto ou aceitamos ou seremos despedidos porque as associações vão deixar de receber estas verbas", contou um operacional de Vila Real.
Um outro, de Beja, adiantou que "foi garantido que a antiguidade será respeitada". Aos operadores foi prometido "um contrato, por tempo indeterminado com o CRPC".


Fote DN /http://www.bombeiros.pt/

Nota:É meramente estranho, esses elementos serem inseridos na Escola Nacional de Bombeiros, uma entidade formativa que não tem competência operacional. Esses elementos deveriam ir directamente para os quadros da ANPC e nunca para ENB.
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: