quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Um herói de palmo e meio


Menino salva avô da morte

Era um passeio de final da manhã, como tantas vezes acontecia. José Araújo Rocha, de 63 anos, andava com o neto pelas ruas de Lomar, uma freguesia dos arredores de Braga.
Por volta das 11h30, resolveu brincar com o menino numa mata, à beira da estrada. De repente, o terreno aluiu e José Rocha desapareceu, literalmente.

Lá do fundo, a mais de sete metros, o homem conseguiu, puxando pela voz, falar com o menino e pedir-lhe para ir chamar a avó, que estava em casa, a cerca de 800 metros do local do acidente.
A meio do caminho, já na estrada nacional que liga Braga a Famalicão, uma senhora que passava de carro pensou que a criança estava perdida e perguntou-lhe o que se passava.

Já com as lágrimas nos olhos, o pequeno José Duarte disse-lhe que o avô tinha caído a um buraco. A mulher pegou no menino e levou--o a casa, avisando a família do sucedido.
Seguindo as indicações da criança, os familiares dirigiram-se então ao local, onde ouviram os gritos de José Rocha, que "só perguntava pelo neto".

"O buraco é fundo, tem mais de sete metros, mas é muito estreito, pelo que tivemos de chamar os bombeiros", disse ao CM Martinha Rocha, mãe da criança.

Os Sapadores de Braga conseguiram resgatar o homem, que sofreu uma fractura no ombro direito, mas a operação foi complicada, sobretudo devido à instabilidade do terreno e à possibilidade de ocorrência de um aluimento de terras, que seria fatal.

Para se poderem movimentar, os bombeiros atravessaram uma escada metálica e depois enviaram para o fundo do buraco um cinto de forças, que o homem colocou e que permitiu içá-lo, são e salvo, para a superfície.

Por precaução, o homem passou a noite no Hospital de Braga
Fonte CM
Fénix

Sem comentários: