quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uma tragédia que podia ser evitada.

A morte de Marco Paulo Monteiro Silva 31 anos, casado com um filho pertencente Associação Madeirense de Socorro no Mar que morreu quando a embarcação embateu contra as rochas quando participava nas operações de busca dos corpos de duas raparigas que caíram ao mar na segunda-feira passada, podia ser evitada.

Quando no fim da manhã os órgãos de informação informavam que durante a tarde iriam ser activados barcos para participar nas buscas os dos corpos desaparecidos dias antes, pensei para comigo próprio que era um risco muito grande, levando em conta o estado do mar.

Nas primeiras horas depois do acidente esses meios podem ser eficazes, existe a possibilidade de encontra os náufragos com vida, como veio acontecer com o segundo elemento da embarcação, que foi resgatado com vida passado quase três horas, depois disso as pessoas sem qualquer meio que os mantenha a flutuar afogam-se, ficando o corpo no fundo do mar.
Toda agente sabe que esses corpos somente passado três dias é têm capacidade emergir à superfície, durante esse tempo a única possibilidade de recuperação e o corpo dar á costa levados pela rebentação marítima ou pelas correntes.
Os meios aéreos e os barcos usados nesse espaço de tempo nada fazem, é um gasto financeiro avultado e um risco para as tripulações das embarcações, durante esse tempo devia-se fazer unicamente vigilância com pessoas apeadas na costa, onde passados os três dias proceder-se uma análise das correntes locais e usar novamente meios aéreos e embarcações nas áreas onde possivelmente poderia estar os corpos a flutuar.

Muitas das vezes a pressão dos familiares e da comunicação social faz que as entidades competentes ignorem certas questões técnicas, criando um aparato de meios sem qualquer utilidade, aumentando muitas das vezes o risco das pessoas envolvidas nessas missões.

Fénix

Sem comentários: