quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Actuais fogos podem ser benéficos para prevenir incêndios de Verão



O inspector da Polícia Judiciária António Carvalho disse que os recentes incêndios começam muitas vezes em queimadas, actividade normal para a época do ano, e que até podem funcionar como prevenção contra os grandes fogos de Verão.
Em declarações à agência Lusa, o inspector chefe da Polícia Judiciária (PJ) descartou a possibilidade de mão criminosa nestes incêndios fora de época, considerando-os mesmo «benéficos», caso ardam apenas matos e zonas de incultos, já que são preventivos contra os grandes fogos de Verão, dado que os locais ficam limpos.
«Os últimos incêndios devem-se sobretudo a situações que resultam de acções negligentes. As pessoas não queriam provocar incêndios, o que queriam era fazer determinadas actividades que são próprias desta época do ano», adiantou o coordenador do grupo de investigação às causas de incêndio da PJ.
António Carvalho falava à Lusa a propósito dos inúmeros incêndios florestais que têm deflagrado neste Inverno e que já levou o Ministério da Administração Interna a reforçar os meios operacionais de combate.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou só no mês de Fevereiro mais de quatro mil ocorrências de incêndios florestais.
O inspector chefe da PJ explicou que as queimadas são comportamentos típicos desta época do ano no mundo rural. Porém, este ano existe uma «situação de risco» devido às condições meteorológicas, fazendo com que os combustíveis finos, aqueles que facilmente se propagam, estejam secos.

Fénix

Sem comentários: