Para além do alerta azul para os incêndios florestais, que está activo desde as 8h00 desta sexta-feira, a Protecção Civil decidiu tomar outras medidas para precaver o os efeitos do aumento das temperaturas máximas.
Dois helicópteros pesados Kamov vão ser colocados em Vila Real e em Santa Comba Dão e o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR vai ser reforçado nos distritos de Braga, Bragança, Coimbra, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Vai ainda ser enviado um Grupo de Reforço Ligeiro da Força Especial de Bombeiros para Proença-a-Nova e foi pedido ao Exército que active o seu Plano LIRA, o que coloca alguns meios em estado de prontidão.
A preocupação dos bombeiros para o aumento do risco de propagação de fogos face às previsões de tempo quente e seco nos próximos dias, faz-se sentir desde já, uma vez que já foi ultrapassada a barreira
dos 100 incêndios registados ao longo desta sexta-feira.
Fonte Renascença
Nota: A ANPC não tomou qualquer iniciativa de reforçar qualquer dispositivo nos corpos de bombeiros nacionais, principalmente ativar equipas de primeira intervenção para o combate aos incêndios florestais, uma atitude que mostra um completo desprezo pelos bombeiros portugueses.
Fénix
Sem comentários:
Enviar um comentário