segunda-feira, 17 de março de 2008

Incêndios: Especialista prevê «Verão complicado» devido à seca

O especialista em comportamento do fogo Xavier Viegas antecipou hoje «um Verão muito complicado» em termos de incêndios, tendo em conta a seca evidenciada pelos dados registados até final de Fevereiro e se a precipitação continuar escassa.

Até ao final de Fevereiro, 2008 era o pior ano da década. Se a precipitação continuar a ser muito abaixo do normal então podemos esperar por uma época de incêndios antecipada e um Verão muito complicado, afirmou hoje à agência Lusa o catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O presidente da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) realça que «os campos encontram-se, de um modo geral, secos« e que «as chuvas que têm caído, embora tenham atenuado em parte esta situação, não foram ainda suficientes para produzir grande quantidade de nova vegetação e abundância de água no solo, como seria de esperar no final do Inverno a precipitação acumulada desde Setembro de 2007 é ainda menor que a de 2005, que fora um ano extremamente seco e no qual arderam 338 mil hectares, adiantou Domingos Xavier Viegas. Ressalvando que «é sempre difícil fazer previsões acerca da próxima época de incêndios, devido à variabilidade do tempo«, Xavier Viegas refere que as mudanças climáticas apontam para a possibilidade de ocorrência de dias com temperaturas muito elevadas, na ordem dos 35 aos 40 graus, em que «o combate ao fogo vai ser muito complicado.

Na sua perspectiva, com este cenário «corre-se o risco de mesmo pequenos focos de incêndio poderem transformar-se em grandes fogos devido às dificuldades no combate.

Em relação às medidas a adoptar para evitar estes cenários, Xavier Viegas defende que, «da parte dos cidadãos, com o apoio e o impulso das autarquias, deveriam fazer-se limpezas em torno das casas e dos aglomerados populacionais.

Deveriam fazer-se planos de defesa e protecção das aldeias e das populações, com simulacros e treinos envolvendo as pessoas ou, pelo menos, alguns elementos da população com maior disponibilidade para prestar apoio aos restantes cidadãos, preconiza.

Defendo, há muitos anos, um maior envolvimento da população nestes processos, através de medidas de prevenção e de segurança junto das casas, preconizou o investigador, ao sublinhar também a necessidade de mentalizar as pessoas para evitarem situações de risco, susceptíveis de originar focos de incêndio.

Para o cientista, as autoridades continuam a agir como se tudo dependesse delas.

Anunciam mais aviões, mais brigadas helitransportadas, mais auto-tanques, mas o cerne da questão está na sensibilização das pessoas, o que ainda está pouco trabalhado, frisou.

De acordo com Xavier Viegas, cada vez é mais necessário estender o dispositivo disponível ao longo do ano ou pelo menos a parte dele« e, neste contexto, «o conceito de época de incêndios perderia um pouco o sentido.

Devido às mudanças climáticas, há uma maior variabilidade do tempo, o que faz com que haja cada mais vezes perigo de incêndio ao longo do ano, observou.

Em relação aos incêndios ocorridos este Inverno, Xavier Viegas entende que eles demonstram estanecessidade de se estar sempre alerta e de se dispor de um sistema de combate aos incêndios activo durante todo o ano.

Mostram ainda que o problema das queimadas deve ser encarado directamente e em vez de se proibirem cegamente se devem acompanhar com recursos adequados para evitar os acidentes. Chamo a atenção de que todos os anos morrem pessoas a fazer queimadas. Em geral são anciãos, defende.

Em colaboração com o Comando Distrital de Operações de Socorro e com o apoio do Governo Civil de Coimbra, a ADAI vai realizar, a 26 de Abril, uma acção de formação, com a duração de um dia, dirigida aos bombeiros do distrito, sobre a temática do comportamento do fogo e da segurança pessoal.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), contactada pela Agência Lusa, disse que não faz previsões em termos de fogos, mas garantiu que está sempre preparada para os piores cenários, embora não preveja qualquer situação catastrófica em termos de incêndios.

A Protecção Civil não faz previsões, faz prevenção, realçou a fonte, ressalvando, no entanto, que os planos operacionais da ANPC têm em conta os dados que são disponibilizados, ao longo do ano, pelo Instituto de Meteorologia e pelo Instituto da Água.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: