domingo, 13 de abril de 2008

Voluntario somente na entrada

Uma frase que é dita a quem quer ser bombeiro em regime voluntário em Portugal, somente são voluntários a entrada, depois de entrar tem se cumprir com escalas de serviço, formação, convocatórias etc.

Passado a algum tempo percebemos da magnitude do que é ser Bombeiro em regime voluntário em Portugal, começamos a sentir o peso da responsabilidade sobre os nosso ombros, apercebermos muitas das vezes que somos as únicas pessoas existentes de um pequeno grupo disponíveis para socorrer alguém que necessite de socorro, onde a falta de formação pode trazer consequências graves a quem necessita de socorro ou a quem vai socorrer, onde uma simples falta ao serviço pode trazer consequências graves para quem necessita de socorro e de quem socorre.

Passado algum tempo, apercebermos que mesmo que queira-mos sair ire-mos piorar ainda mais o socorro e de quem fica, começamos a perceber que somos mais importante do que realmente dizem, passamos a sentir que somos somente voluntários na disponibilidade porque na acção somos profissionais.

Passado a algum tempo, somos capazes de engolir em silêncio as piores injustiças, de prejudicar as nossas famílias e os nossos amigos para cumprir com o que propusermos a cumprir, mais o que é imposto, e quando pensão em renumerar pelo nosso serviço fazem-no com valores irrisórios e simbólicos para a crise existente, trata-nos como se fosse-mos mão-de-obra barata e desqualificada, mas somos somente os únicos a ser tratados assim.

Passado a algum tempo, apercebermos que existem Bombeiros que são Bombeiros, e Bombeiros que são Bombeiros com as fardas dos outros, como quartéis de Bombeiros com Bombeiros e quartéis de Bombeiros virtuais, sem Bombeiros.

Passado algum tempo damos conta que o tempo passa e começamo-nos a perceber que cada vez mais somos menos, daqueles que um dia tomamos uma opção na vida de ser Bombeiros em regime voluntário em Portugal.

2 comentários:

Administração disse...

Excelente texto.Retrata alguns pontos reais!

Abraço

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.