domingo, 8 de junho de 2008

Verão de 2008 mais quente dos últimos 25 anos.




Os metrologistas anunciaram que os próximos 3 meses serão os mais quentes dos últimos 25 anos.

Se realmente a situação se vier a verificar este ano será um ano problemático a nível dos incêndios florestais e rurais, se analisarmos o aumento da carga de combustível no solo constituída essencialmente por estrato herbáceo e arbustivo, que cresceram de uma forma rompante e anormal, motivado por um inverno bastante chuvoso e quente propício para o crescimento desse tipo de vegetação.

Na grande maioria dos Municípios portugueses não foi efectuada qualquer limpeza da vegetação das zonas florestais e rurais, nem se precedeu a reparação dos caminhos rurais e florestais destruídos pelas chuvas intensas do último inverno, como os proprietários das habitações nas zonas florestais e rurais nem se preocuparam em limpar a vegetação em redor das habitações.

Assim, somente devemos esperar que São Pedro ajude com chuvas em Agosto, como no ano anterior, mesmo sabendo que isso somente vai aumentar ano para ano a carga de combustível e agravar a situação a nível dos incêndios florestais.

1 comentário:

A. João Soares disse...

Fénix,
As sua palavras contrariam o optimismo e a esperança que o MAI procurou incutir nossos espíritos.
Todos os anos Os governantes prometem mais eficiência na prevenção e no combate aos fogos, mas, infelizmente, os factos vêm mostrar que as palavras de governantes não são para levar a sério!!!
E as culpas acabam por ir caís em cima dos bombeiros. Pobre País este.
Abraço
A. João Soares