sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bombeiros exigem condições mínimas de trabalho.


Os bombeiros assalariados do distrito de Bragança juntam-se, este fim-de-semana, à acção reivindicativa nacional pela criação de um regulamento que estabeleça as condições mínimas de trabalho.

São bombeiros que ocupam postos de trabalho permanentes nas associações humanitárias de bombeiros voluntários, e queixam-se de "serem profissionais de facto, mas não de direito".
Em causa estão motoristas, telefonistas, maqueiros, entre outros que, no Nordeste Transmontano são mais de uma centena de elementos.
A reunião tem lugar sábado, em Bragança, numa iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). Deste encontro sairá uma resolução para entregar às diferentes entidades com responsabilidades no sector, um caderno de reivindicações para a criação de um regulamento que estabeleça as condições mínimas de carreiras, ingresso, progressão, entre outras.
De acordo com o dirigente sindical, por falta de regras, cada associação humanitária "paga o que bem entende" a estes profissionais, com "frequente acumulação de tarefas, cargas horárias excessivas e a confusão de voluntariado com as funções profissionais".
Para o sindicato (STAL), está em causa a segurança dos serviços prestados, daí a importância da definição de um mínimo de regras para o exercício destas funções.

Fonte RR
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: