sexta-feira, 27 de março de 2009

Liga quer voluntários só a partir das 19.00

Bombeiros vão propor ao Ministério da Administração Interna um modelo de socorro diferente, Até porque há 150 corporações que necessitam de equipas com 10 profissionais para conseguir combater os incêndios.

A Liga dos Bombeiros Portugueses vai propor ao Ministério da Administração Interna (MAI) um modelo de socorro que, durante o horário laboral, assente em equipas profissionais de bombeiro s colocando os voluntários a assegurar o período após as 19.00 e aos fins-de-semana.

Duarte Caldeira anunciou ao DN que "pelo menos" 150 corporações do País necessitam de equipas profissionais de 10 elementos para assegurar o período entre as 07h00 e as 19h00.
"O voluntariado não está em causa, desengane-se quem pensa dessa forma. Mas no socorro não é só boa-vontade, é necessário um processo formação e reciclagem de conhecimentos", apontou.
Em causa está um projecto da Liga dos Bombeiros, no terreno desde Janeiro e que até Maio está a estudar as "necessidades" da rede, "corporação a corporação".

Trata-se do programa Rede Mínima de Socorro Confiado a Bombeiros, que tem como objectivo estabelecer uma "malha de cobertura de socorro" em todo o Conti- nente, baseado em estruturas voluntárias e profissionais.

"Há níveis diferenciados de socorro e o voluntariado nos bombeiros é um elemento com- plementar daquela que é a maior rede de socorro do País", diz Duarte Caldeira.
Segundo o presidente da Liga, o plano é dotar as corporações, de uma forma gradual, com equipas mínimas de profissionais, para colmatar a impossibilidade de os voluntários, por indisponível natural, fazerem o socorro" .

Equipas que, atendendo aos números de que a Liga já dispõe, em cerca de 150 corporações (de um total superior a 450), deverão ser constituídas por dez bombeiros profissionais, que tenham o socorro "como actividade principal".
"Com este levantamento vamos demonstrar que estão condenados ao fracasso os que pensam que é possível garantir o socorro no País sem os voluntários.

Mas há que ajustar o dispositivo à realidade e ao direito que a população de ter um socorro eficaz", sustenta Duarte Caldeira.

Segundo o modelo actual, de 2006, as equipas profissionais de bombeiros têm, no mínimo, cinco elementos, número que, segundo o o documento estratégico e a entregar em Maio ao MAI.

Fonte DN

Nota;Concordo com o projecto, somente peca pelo seu atraso, mas não podemos esquecer que devia ser aplicado na totalidade das corporações nacionais, porque todas elas passam por dificuldade em relação a falta de Maios humanos principalmente durante o dia, e 10 homens são actualmente insuficientes para a grande maioria dos corpos de bombeiros nacionais, no meu corpo de bombeiros são cerca de 15, unicamente vocacionados para o socorro e não chegam para as necessidades diárias.

Fénix

http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: