quarta-feira, 1 de abril de 2009

Congestionamento de trânsito nas Urgências do H.S Maria

O SNS já habituou os portugueses a todos os tipos de esperas, a mais recente modalidade é estar numa fila veículos para chegar as urgências do maior hospital do país.

Com as recentes alterações de circulação automóvel no hospital de Santa Maria foi criado dois parques de viaturas junto as urgências, um a saída das urgências outro parque antes da entrada das urgências destinado as ambulâncias com destino ao serviço de urgência.

As ambulâncias que levam doentes a urgência, são obrigadas deixarem o doente nas urgências fazerem um percurso de 500 metros, entrando novamente na via de acesso as urgências para poderem estacionar, e quando saem do parque tem que passar obrigatoriamente pela entrada da urgência para poderem sair do hospital. Para agravar mais a situação, no ultimo mês o parque destinado as ambulâncias com destino as urgências, esta a ser usado para parqueamento das ambulâncias e TAXIs que se destinavam ao serviço de consultas, o que tem trazido longas filas de veículos, chegando as ambulâncias de socorro estarem paradas mais de 15 minutos com doentes graves dentro da células sanitárias espera de poder entrar nas urgências.

O aumento do tráfego a entrada das urgências tem originando outros problemas, quer a nível de segurança e de saúde pública para os utentes das urgências, porque os veículos passam a pouca distância da porta da urgência aumentando a probabilidade de existência de atropelamentos e além de obrigar a porta estar sempre aberta, trazendo um grave problema de saúde púbica, motivado pela entrada dos gazes dos escapes dos automóveis, que entra para as zonas triagens e da sala de espera do serviço urgências, como o aumento da poluição sonora.

Julgo que as entidades competentes deviam actuar sobre a administração do hospital, e exigir uma solução para desvia o trânsito automóvel da zona das urgências.
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: