sexta-feira, 22 de maio de 2009

Isto é uma gravação, existe um incêndio na empresa X. accionar meios de socorro

Nos últimos anos em Portugal tem sido instalado sistema de detecção de incêndio em milhares de empresas, onde os alertas são efectuados através de um simples gravador de voz automáticos, "Isto é uma gravação, existe um incêndio na empresa X , accionar meios de socorro”, o alerta é efectuado directamente para os corpos de Bombeiros locais, muitas das vezes sem pontos de referência com gravações de voz de difícil percepção.

Esse sistema é o principal causador de saídas de meios de socorro para chamadas falsas para incêndios urbanos e industriais em muitas zonas do país, porque a grande maioria dos accionamentos são resultantes de avaria do sistema de detecção de incêndio ou por uso indevido dos funcionários e proprietários.

A lei portuguesa e omissa sobre esses sistemas automáticos de alerta, como não pune os proprietários que frequentemente tem os sistemas activos e variados, causadores de várias chamadas de socorro falsa.

Na Suécia, um sistema de detecção de incêndio activado indevidamente, o proprietário paga uma multa de 600 euros, multa que aumenta se for um acto reincidente. Essa coima obriga que os sistemas tenham a manutenção necessária, e que os actos negligentes dos cidadãos sejam punidos com coimas avultadas.

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: