domingo, 2 de agosto de 2009

Dado e arregaçado

… Um ministro da agricultura de um determinado país, armando-se dos “seus vastos conhecimentos” nas temáticas dos incêndios, afirmou, em 2003, que os incêndios florestais do seu país, nesse ano, foram devidos ao facto de os bombeiros não possuírem formação, nem saberem extinguir incêndios florestais. A sua enorme sabedoria, diga-se em abono da verdade, construída por anos em que nem sequer soube como apagar o enorme fogo com de um simples fósforo, garantiu-lhe conhecimentos necessários para ofender publicamente dezenas de milhares de homens e mulheres que se dedicam incondicionalmente a salvar o próximo, e a ajuda-lo a colocar a salvo os seus bens…

Será que não se estaria, naquele país, na altura de substituir o ministro? Não seria melhor ele apresentar um pedido de desculpas, pelas incompetência demonstrada na afirmação em que se pretende tornar competente?

Governos, “disparam” as culpas para os agentes de intervenção directa nos grandes incêndios florestais


.. Por normas já sabemos, que os responsáveis dos Governos, “disparam” as culpas para os agentes de intervenção directa nos grandes incêndios florestais, dizendo que não estão preparados para esse tipo de sinistro, afirmando que esses agentes de intervenção directa (e até mesmo os de intervenção indirecta) não possuem formação para debelar aqueles inventos, e afirmando ainda até outras enormidades que nem importa considerar, porque de facto não tem não tem qualquer relevância, vindas de onde vêm. Recoloca-se a questão : - será que eles não notam que estão a apontar defeitos a si mesmo? Se os agentes sociais de intervenção directa ou indirecta não têm formação. É porque os próprios Governos não viabilizaram essa formação, Se não estão preparados para esses combates, é porque não lhe foram concedidos os meios próprios para essas lutas, e porque lhe é negada uma profissionalização, mesmo que parcial, que permita ter determinado número de efectivos, sempre prontos a todo momento para uma intervenção imediata.

Em Portugal, existe uma frase célebre, que já vem dos nossos avós, e que define exemplarmente aquilo que os governantes querem: - “dado e arregaçado”. …

Autor Alberto Militão Antunes, retirado do livro “ Incêndios Florestais. Uma Visão Social.”

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: