sábado, 3 de outubro de 2009

Miúdos transportam cadáveres



RICARDO E FABIAN O primeiro tem 16 anos, mas tinha apenas 15 quando, ao serviço dos bombeiros se viu na obrigação de transportar para a morgue “uma senhora caída com a massa encefálica à mostra”.O segundo tem 17 anos e recusa esse tipo de trabalho, porque, a única vez que o teve de fazer, só aguentou com o apoio moral da mãe, que lhe dizia ao telefone: “Lembra-te que a pessoa já faleceu e não te vai fazer mal”. Apesar de a lei, datada de Julho de 2007, ser explícita quanto à proibição deste tipo de trabalhos ser entregue a menores, a verdade é que muitas corporações de Bombeiros Voluntários continuam a usar os seus ‘cadetes’ e ‘infantes’ para transportar mortos, acidentados graves ou doentes. A polémica está instalada, mas a Protecção Civil, que deve verificar o cumprimento da lei, diz que nunca recebeu denúncias."
Fonte; Expresso

Uma situação demasiado grave, onde se devia se apurar responsabilidades legais. Esses elementos legalmente não podem efectuar serviço, muito menos esse tipo de serviço.


São situações como essas que mancham a imagem dos bombeiros portugueses, um serviço que nem devia ser efectuado pelos os bombeiro, muito menos usarem estagiários menores de idade para os fazer.

Espero que as entidades competentes ajam severamente.

http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: