sexta-feira, 11 de junho de 2010

Formação de primeiros socorros para todos os gostos e feitios.


Portugal está muitos anos na cauda da Europa na formação de primeiros socorros para a população em geral, é normal chegar a idade da reforma ou acabar a formação superior sem nunca ter qualquer conhecimentos na área de primeiros socorros, uma área fulcral para qualquer sociedade, porque um cidadão munido desse conhecimento sabe reconhecer a gravidade da situação e actuar, usando os serviços de emergência de uma forma ponderada e responsável, logo essa formação devia ser obrigatória no ensino oficial, um investimento com retorno garantido para o cofres do estado.

Actualmente as imposições legais obriga que muitas empresas tenham profissionais com formação na área dos primeiros socorros, como muitos cidadãos procuram essa formação como complementos dos seus conhecimentos e cultura geral, situação que fez que existisse um aumento de empresas a administrar formação na área dos primeiros socorros em Portugal.
A falta legislação nessa área está abrir precedentes graves na formação administrada a esses cidadãos, onde actualmente existe cursos de primeiros socorros para todo tipo de gostos e feitios, empresas ou mesmo simples curiosos administram formação sem estarem creditados nem habilitados por nenhum organismo público, onde se ensina técnicas de primeiros socorros sem qualquer critério e erradamente, enganando as pessoas que procuram conhecimento e pondo em causa a saúde de quem necessita de ajuda.

Para por cobro a essa situação existe a necessidade de o governo publicar legislação nacional, inicialmente seria útil credenciar essas empresas e formadores, e definir os vários cursos de primeiros socorros por moldes, com carga horária e a formação a ser administrada aos formandos, somente assim se poderá acabar com as ilegalidades existentes na formação de primeiros socorros em Portugal.
Autor Fénix

1 comentário:

Anónimo disse...

e existem muitos socorristas no desemprego. a historia de haver um socorrista na empresa... o socorrista pode ele mesmo fazer ou participar em acoes de sensibilização e passagem de conhecimentos.