Um sistema de combate e de prevenção a incêndios florestais de Andaluzia, defendido pelo escritor e jornalista Pedro Almeida Vieira seria o ideal para o território português.
O Escritor e jornalista alega:
a) quem diz que comparação com a Andaluzia não faz sentido, desconhece a Andaluzia. Tem uma área florestal potencial de 4,6 milhões de hectares (superior á portuguesa), mas neste parte existem quase 700 mil hectares de pinhais (sensivelmente a área actualmente existente em Portugal). A área ardida é colossalmente inferior à portuguesa, sendo raros os anos da última década com mais de 10 mil hectares ardidos (em Portugal, são raros os anos com menos de 100 mil hectares ardidos; 3 em 10, na última década, sendo que 2003 ardeu mais de 400 mil e em 2005 mais de 300 mil
c) Aspecto essencial que não tenho conseguido fazer entender, sem entender porquê. Eu não sou contra os bombeiros. Sou contra um sistema promovido pelo Estado ao longo dos anos que baseia o combate aos fogos florestais numa estrutura que nem é carne nem é peixe. Ou seja, eu preferia ver as brigadas profissionalizadas (que apenas actuam nos meses de Verão), a serem profissionais a 100% durante os 12 meses do ano.
Nota: Em 2009,Andaluzia evacuação de 1.500 pessoas na zona de Mojácar, na Andaluzia.
O fogo lavra na região desde as 16 horas de ontem. Mas, somada toda a área ardida, o cenário é o pior dos últimos 15 anos.
Na semana passada, outro incêndio na Sierra Cabrera destruiu 5.000 hectares.
O sistema a região de Andaluzia gastou em 2009 cerca 184.5 milhões de euros no sistema de prevenção e de combate aos incêndios florestais, para uma área 87.268 Km 2, , onde Portugal tem 92.090 Km 2, 60% dessa verba foi utilizada na área de prevenção. A zona florestal de Andaluzia esta ordenada e organizada, que facilita em muito o combate em caso ocorra um incêndio, e o sistema de combate e prevenção tem cerca de 4.841 homens, onde desconheço o número de viaturas e de meios aéreos usados.
Mas em 2009 o sistema falhou, Espanha foi vítima de grandes incêndios, causando 8 mortos.
E noz por cá.
O que esta a falhar?
1 comentário:
Este tipo não percebe nada disto, é um mero romancista, a quem o poder instalado em portugal madou lançar um livro a criticar os bomberios, para depois poderenm usar estes mesmo sestudos contra os bomberios.
depois a andaluzia e portugal são imcomparáveis, lá não há resinoasas, ou são muito poucas, basicamente aquilo é uma especie de alentejop em tamaho grade.
O que arde no alentejo?
nada, não há lá nada para arader, o emsmo se passa na andaluzia.
Este tipo no bombeiros para sempre foi completemente demolido.
cumprimentos.
Enviar um comentário