terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Espeleologista salvo de gruta em Valongo após ficar preso sob pedra


Estava a 70 metros de profundidade quando foi surpreendido pela queda de uma pedra de grandes dimensões”, explicou à Lusa Gilberto Gonçalves, comandante adjunto dos Bombeiros Voluntários de Valongo.

O estudioso de grutas e cavernas, que trabalhava na companhia de pelo menos um colega, foi resgatado cerca das 16h15 e transportado para o Hospital S. João, no Porto, com presumível fratura numa perna e outras lesões. “Ele está consciente”, afirmou Gilberto Gonçalves, acrescentando que o acidente só foi comunicado aos bombeiros às 14h12 pelo colega da vítima, que precisou de cerca de 40 minutos para subir a gruta até ter sinal de telemóvel para poder pedir ajuda.

O acidente ocorreu no Fojo das Pombas, “uma gruta romana de exploração de ouro”, local de “muito difícil acesso” e onde só é possível comunicar através da rede de rádio dos bombeiros, salientou Gilberto Gonçalves. Ao todo, participaram no resgate 14 pessoas e cinco viaturas, incluindo “uma equipa de grande ângulo dos Bombeiros de Valongo, especializada em socorro em altura e profundidade”, referiu a fonte.

Fonte: Jornal Publico
Fénix

Sem comentários: