quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Socorro em águas revoltas em Portugal.

Já tenho alertado para a falta de equipamento nos corpos de bombeiros nacionais para o socorro marítimo fluvial, uma situação que se agrava com as alterações climáticas extremas que dão origem a cheias repentinas onde depois se vê imagens de bombeiros socorrem as vítimas sem qualquer equipamento de protecção individual indicado para essa situação.

Mas em Portugal existe formação que prepara as equipas de socorro para lidarem essas situações, o curso Swifwater Rescue, um curso dado por uma empresa privada que já formou elementos de vários corpos de Bombeiros nacionais, as imagem retrata de um curso dado nos bombeiros de Valongo.


Próximo de 1980, após muitos acidentes nos estados unidos, um grupo de homens reconheceu a necessidade de treinos especiais em pessoas que trabalhassem em rios ou zonas de inundações, baptizando este tema de “Swiftwater rescue”.
Este curso é uma experiência intensiva, de 3 dias (24-30horas), com o primeiro dia em sala e os dois dias seguintes desenrolando-se em rio (Paiva ou Ferreira), desenvolvendo e praticando as técnicas de resgate.
Abordam-se as seguintes temas:
- Introdução a Rescue 3;
- Hidrologia de rios e cheias;
- Material de resgate;
- Auto-resgate e segurança em águas bravas;
- Gestão de Buscas;- Salvamento em veículos na água;
- Natação em águas bravas e cheias;
- Organização de equipas para resposta a cheias;
- Utilização de material de cordas e mangueiras de incêndio para resgate na água em 1º intervenção;
- Técnicas de travessia de cursos de água;

Fotografias de Vítor Jesus Fonseca
Fénix

Sem comentários: