segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Não estaremos a caminhar para o mesmo futuro?

Os bombeiros portugueses não estarão caminhar para o mesmo futuro que as escolas privadas?

A política dos últimos anos do Ministério da Educação foi se servir-se do sector privado para colmatar a falta de uma rede pública de escolas. Durante estes anos incentivou o sector privado a investir em edifícios e na contratação de docentes, fazendo contratos associação sector privado, pagando o mesmo ou acima do que pagava no sector publico.

Com esse tempo o Ministério da Educação teve tempo de alargar a construção da rede pública de escolas, criando em muitas zonas escolas públicas onde existia escolas do sector privado com contrato com o Ministérios da educação, onde este ano o Ministério da Educação resolveu acabar com muitos contratos com a rede de escolas privadas onde criou estabelecimentos escolares públicos, e manteve os outros contratos pagando por turma o que paga normalmente aos sector público, uma política equidade entre o sector público e privado.

Será que a mesma política não será aplicada aos bombeiros portugueses?

Nos últimos anos o Ministério da Administração Interna a criou a FEB e os GIPS, o Ministério da Saúde anda alargar a rede de ambulâncias do INEM, até existem unidades hospitalares a renovar frota e adquirir veículos para o transporte de doentes.

Onde todos eles pagam acima da media aos seus colaboradores, dotando-os de equipamento e meios técnicos para as suas funções sem qualquer rescisão orçamental.

Esses meios criados muitas das vezes em zonas onde já existe meios de socorro dos bombeiros, uma clara de duplicação de meios de socorro e uma evidencia que a politica do actual governo poderá ser a mesma que do Ministérios da Educação para o sector do socorro em breve tempo.

O mais grave é que isso estar-se a fazer num ano de grave crise económica, pretexto que durante década serviu a esses dois ministérios para não pagarem aos bombeiros aquilo que era devido e exigido para se fazer serviços em condições normais, uma politica de equidade entre os estado e os bombeiros que nunca existiu.

Esta é a minha modesta e sincera opinião perante alguns factos que estão afligir a área do socorro em Portugal.

Se tenho razão ou não?
O tempo dirá.
Fénix

Sem comentários: