segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A taxa de protecção civil somente peca por tardia.

A aplicação da taxa de protecção civil será a salvação financeira de muitos corpos de bombeiros. A sua aplicação devia ser obrigatória a todos municípios nacionais.

Já afirmei que os Serviços Municipais de Protecção Civil são o futuro da gestão do socorro local, na ausência de uma política de financiamento no sector dos bombeiros portugueses pelo poder central, devem os municípios portugueses através dos seus SMPC que têm a obrigação legal de assumir o papel do socorro dos seus munícipes.

A taxa de protecção civil cobrada a todos os agregados familiares é uma medida justa, servira para depois financiar os bombeiros ou outras entidades afectas ao socorro no município.
Isso traria uma nova forma de gestão dos corpos de bombeiros, muitas vezes geridos por pessoas sem qualquer conhecimento de causa, que gerem os corpos de bombeiros como simples colectividades se tratassem, escorando na grande maioria das vezes o socorro das populações locais.

Eu como munícipe já pago taxas um pouco para tudo, não me preocuparia se na factura da água viesse a respectiva taxa do SMPC, uma garantia que a minha câmara municipal tinha um serviço de socorro digno para os seus munícipes.

Muitas câmaras municipais se recusam aplicar a taxa de protecção civil aos seus munícipes, uma medida politica que visa somente a agradar os munícipes para obtenção de votos, porque muitas dessas câmaras municipais não investem no socorro no seu concelho, estão sempre contar com a “galinha do vizinho” para o caso ocorra alguma ocorrência dentro dos seus concelhos, penalizando de alguma forma os corpos de bombeiros dos concelhos limítrofes, que tentam assegurar um socorro digno no seu município com um forte investimentos das suas câmaras locais, onde muitas das vezes ainda tem que socorrer os outros municípios a titulo gratuito, ocupando homens e danificando material por falta de capacidade constante dos corpos de bombeiros locais desse municípios.

A taxa municipal de protecção civil é uma medida justa, porque o socorro é um serviço básico e primordial para as populações, e os senhores autarcas devem estar salientes para esse problema, porque a existência desse tipo de serviço é um indicador de desenvolvimento e de qualidade de vida.

Fénix

Sem comentários: