sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bombeiros de Salvaterra de Magos sem dinheiro para equipar ambulâncias

Corporação pondera acabar com transportes de doentes, limitando-se às deslocações para socorro, já que esse serviço só lhe traz prejuízos.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos (AHBVSM) corre o risco de, a breve prazo, deixar de ter equipamento básico para as ambulâncias, como oxigénio e compressas, devido às dívidas num montante de cerca de cem mil euros que tem para pagar. As dívidas a fornecedores fazem com que alguns credores já tenham ameaçado deixar de fornecer material básico para as ambulâncias.


O presidente da direcção, António Malheiro, diz que a associação também tem cerca de 200 mil euros a haver de diversas entidades e particulares e que se estes pagarem o que devem a situação fica resolvida. Só o Ministério da Saúde deve cerca de 30 mil euros mas a grande fatia vem da população do concelho de Salvaterra de Magos que solicita o serviço da corporação e depois não paga. A instituição tem facturas com mais de cinco anos para receber.

A AHBVSM realizou na sexta-feira, dia 29 de Abril, uma assembleia-geral para apresentação das contas relativas ao ano de 2010. Segundo António Malheiro, só com transportes de doentes não urgentes tiveram um prejuízo de aproximadamente 74 mil euros. Por essa razão já estão a recusar fazer serviços de transporte de doentes não urgentes. Além disso, o presidente da direcção da associação pondera, em conjunto com o comando, deixar de fazer todos os transportes de doentes limitando-se às deslocações para socorro. “O Estado paga-nos 47 cêntimos de combustível por cada quilómetro. Em Dezembro de 2010 um quilómetro custava-nos 80 cêntimos. Com este tipo de ajudas não conseguimos pagar as nossas dívidas e corremos o risco de fechar portas a curto prazo”, confessa.

A complicada situação financeira da AHBVSM, que já os obrigou a pedirem empréstimos à banca mais do que uma vez, vai reflectir-se durante a época de fogos que se vai iniciar em breve. António Malheiro diz que os subsídios que recebem para esta época não são suficientes para fazer face a todas as despesas que têm com os fogos florestais.

“Com o nosso balancete não temos problemas financeiros uma vez que temos mais a receber do que a pagar. O problema é que não temos dinheiro em tesouraria e não podemos pagar o que devemos. Esta situação pode afectar todo o nosso trabalho e a continuidade da associação”, explica.

A AHBVSM é a única corporação de bombeiros do concelho recebendo actualmente um subsídio mensal do município de 9.500 euros, após ter sido aumentado este ano em dois mil euros mensais. Mas a quantia não é suficiente para fazer face a todas as despesas. Só em ordenados são gastos cerca de 16 mil euros. A associação tem uma equipa de 16 funcionários e onze viaturas.

Fonte O Mirante
Fénix

Sem comentários: