segunda-feira, 6 de abril de 2009

Uma dura realidade


Um incêndio que deflagrou ontem no Hospital S. Francisco Xavier (Lisboa) demorou 14 minutos a ser extinto, tendo-se registado a transferência de seis doentes para o Hospital Egas Moniz.

Em representação do presidente do Conselho de Administração do Hospital S. Francisco Xavier, Caldeira Pinto explicou ainda ter havido falhas na comunicação na ala onde deflagraram as chamas.
"Houve algumas dificuldades na parte de comunicação. Houve também cortes de energia, fumo e elevadores, mas foi tudo superado com os meios internos e a preciosa ajuda do INEM, Bombeiros e Protecção Civil", notou.

O incêndio no Hospital S. Francisco Xavier mostrou uma dura realidade dos hospitais portugueses. O hospital tinha um plano de emergência, mas os sistemas de emergência falharam, e nada vale existir um plano de emergência se não existirem exercícios periódicos, onde se treina procedimentos e se melhora os aspectos do plano de emergência, para não acontecer o que aconteceu nesse hospital.

Já não é o primeiro incêndio a ocorrer hospital de S. Francisco Xavier, anos atrás existiu um incêndio de médias proporções no sistema de ar condicionado exterior, na altura existiram problemas complexos, os acessos ao hospital estreitos, estacionamentos abusivos, e transito permanentemente caótico, com agravante de um edifício construído para habitação que foi adaptado para Hospital, que origina problemas graves na evacuação de doentes acamados em situações de emergência.

Pelos vistos os problemas ainda persistem.




Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: