sexta-feira, 29 de maio de 2009

Alguém ira pagar a factura.

A GNR (GIPS) está a desenvolver e a encaroçar na empresa Tecopal e com a colaboração da Mitsubishi, um protótipo de viatura de Combate a Incêndios Florestais.

São cerca de 10 veículos, com capacidade de 1500 L com duas linhas de água em vez de uma, onde a GNR não sabe quem vai pagar esse investimento. A primeira hipótese de pagamento passa pela ANPC, através do Quadro de Referencia Estratégico Nacional (QREN), onde até a data não deu qualquer entrada de candidatura para aquisição desses veículos por parte da GNR, outra solução quem ira pagar será Ministério da Agricultura através do Fundo Florestal Permanente.

Uma situação que lança algumas dúvidas entre os bombeiros. Se uns são só mandar fazer que alguém ira pagar depois, outros (Bombeiros), para adquirirem viaturas tem que pedir empréstimos à banca ou estender a mão a caridade, onde na grande maioria das vezes opta-se por comprar carros usados, e sem qualquer comparticipação dos organismos estatal, e depois surge esse caso, com aquisição de veículos para GNR (GIPS) de uma maneira leviana.

Em relação as viaturas, ainda a pouco tempo, um oficial da GNR (GIPS), criticava os bombeiros portugueses de estarem dependentes do uso de água para combater incêndios, e agora a GNR passado algum tempo vem aumentar a capacidade de água dos seus veículos para poder ter duas linhas de água, isso somente prova que o uso das ferramentas manuais pregoadas pela GNR e por outros são muito ilimitadas na grande maioria dos incêndios em Portugal, e em relação aos veículos que estão a encaroçar, somente são uma reinvenção da roda.

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Sem comentários: