sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Faltam bombeiros.



Ninguém sabe quantos bombeiros existem em Portugal, á cinco anos diziam existiam cerca de 60.000 bombeiros, depois 43.000 bombeiros, e com o Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses (RNBP) iniciado em 2008, estão registados 35.000 bombeiros, entre os quais 3.000 são mulheres. Um numero que poderá ser ainda mais reduzido, quando sair a avaliação dos bombeiros portugueses, que somente começou no inicio de 2009, onde provavelmente pode-mos ter um numero bastante reduzido de bombeiros em Portugal, um numero insignificante para as necessidades do país.

È uma dura realidade, nem sabem quanto somos, nossa estrutura ignora completamente os bombeiros, homens e mulheres que fazem funcionar toda a estrutura, são o factor mais importante, porque sem eles nada funciona, se os equipamentos são importantes, mais importante são aqueles que trabalham com esses equipamentos, porque nunca vi nenhum veiculo de combate a incêndios ou uma ambulância a salvar nada que fosse sem bombeiros.

No nosso país cada vez mais existem quartéis de bombeiros virtuais, onde existem comandos sem bombeiros para comandar, chefias sem bombeiros para chefiar e bombeiros em número insuficientes para poderem trabalhar em segurança.

Na essência desse problema está a falta de incentivos e a falta de respeito por quem trabalha gratuitamente e é Bombeiro, diariamente os bombeiros perdem dezenas de homens, uns simplesmente desistem e outros vão trabalhar para o INEM, FEB ou para ANPC, uma prova que não somos assim tão maus como querem transparecer, e a nova geração de portugueses não compactua com o serviço voluntário, e a prova disso é a diferença entre abruta das saídas e entrada de bombeiros, situação consecutivamente omitida da opinião publica pelas entidades responsáveis.

Para inverter essa situação tem que existir incentivos reais, incentivos muito a cima daquilo que existe actualmente, que resume-se a uma insignificância de nada, ou então que profissionalizem toda a estrutura, e que aproveitem os bombeiros que existem, porque a grande maioria aceitaria em abraçar essa causa, quer em tempo inteiro ou em tempo parcial, porque se temos competências legais para sermos Bombeiros Voluntário, também temos competências para abraçar essa actividade profissionalmente.

Autor ,Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

5 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente aguem diz a verdade neste país.

Anónimo disse...

Finalmente alguem colocou o dedo na ferida

Anónimo disse...

Infelizmente há falta de meios...pergunto, por que não publicam o bendito Decreto de alteração de limite de idade e volte tudo como antes...eu serei um de muitos que poderão voltar a ser bombeiro..abracei a causa durante 10 anos... sai por mim por estar farto de falta de respeito por alguns camaradas...pois por ter muitas formações fora da ENB..não me viam com bons olhos, principalmente pelos assalariados...e tambem por falta de incentivos por parte do Comando...se essa alteração a Lei...muitos voltarão ao efectivo...ainda bem que a ferida continua fresquinha...
Bem hajam...

Anónimo disse...

60.000, depois 43.000 e no (RNBP) 35.000 bombeiros! Não me surpreende para além de cada vez se exigir cada vez menos se dá aos Voluntários! que esperavam... Mas não será só por isso, toda a minha gente contava como bombeiro, fosse (com todo o respeito)as fanfaras, aqueles "bombeiros que passavam lá no quartel 1 vez por Ano, Elementos emigrados, reservas... Quantos já nem farda tinham e continuavam aparentemente a ser Bombeiros... e agora pior... com o quadro de reserva!!!
Para quem não sabe para se ser Bombeiro agora é necessário ter um mínimo de Horas de Formação, Serviço... Quantos não tiveram de ir para a Reserva???
profissionalizar... a primeira Intervenção Já deveria ter sido feita, já não se admite ter de tocar a sirene na esperança de aparecer alguém... mas Acabar com o Voluntariado também não, poderiam funcionar como apoio!!!

Fênix disse...

Muitos eram bombeiros com a farda dos outros, e ainda existem muitos que com alguns truques conseguem ainda estar no quadro ativo, mas cada vez a realidade é mais presente, existem falta de bombeiros, e o que existem muitas das vezes são obrigados a trabalhar sem as condições mínimas por falta de elementos.

Profissionalizar era a solução, mas com a falta de verbas tudo não passa de uma miragem, bas ta ver a extinção das EIP.