As dez corporações
de bombeiros de Sintra e Amadora suspendem, a partir de 4 de Janeiro, o serviço
de transporte de doentes não urgentes.
As direcções dos corpos de bombeiros deliberaram "por unanimidade" suspender este serviço até que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) "altere procedimentos" de pagamentos, disse à agência Lusa o presidente da direcção da associação de bombeiros de Agualva-Cacém, Luís Silva.
As corporações alegam que o novo Sistema de Gestão Transportes de Doentes da ARSLVT, que instituiu novas regras no pagamento, retirou aos bombeiros a sua "mais importante receita", provocando quebras de facturação na ordem dos 70% .
Segundo o presidente da direcção da associação de bombeiros de Agualva-Cacém, "desde Setembro, que a Administração Regional de Saúde alterou regras de pagamento do serviço de transporte de doentes não urgentes, não contemplando o retorno do doente transportado às unidades hospitalares e alterando o preço por quilómetro".
"Nesta altura, a taxa de saída das ambulâncias com um utente é de 7,5 euros. Os restantes utentes pagam 1,5 euros. Como a ARS não paga o retorno, acabamos por estar a transportar pessoas a 75 cêntimos. Isto não dá nem para o combustível", sublinhou, argumentando, de seguida: "Cada tripulação de dois homens custa, no mínimo, dez euros à hora".
O responsável adiantou, também, que o serviço de transporte de doentes não urgentes contempla o transporte de doentes para tratamentos, consultas, fisioterapia e hemodiálise, estando suspensos apenas os serviços contratados pela ARSLVT.
Hoje, a Liga Do Bombeiros participa numa reunião do grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde para debater esta questão.
As direcções dos corpos de bombeiros deliberaram "por unanimidade" suspender este serviço até que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) "altere procedimentos" de pagamentos, disse à agência Lusa o presidente da direcção da associação de bombeiros de Agualva-Cacém, Luís Silva.
As corporações alegam que o novo Sistema de Gestão Transportes de Doentes da ARSLVT, que instituiu novas regras no pagamento, retirou aos bombeiros a sua "mais importante receita", provocando quebras de facturação na ordem dos 70% .
Segundo o presidente da direcção da associação de bombeiros de Agualva-Cacém, "desde Setembro, que a Administração Regional de Saúde alterou regras de pagamento do serviço de transporte de doentes não urgentes, não contemplando o retorno do doente transportado às unidades hospitalares e alterando o preço por quilómetro".
"Nesta altura, a taxa de saída das ambulâncias com um utente é de 7,5 euros. Os restantes utentes pagam 1,5 euros. Como a ARS não paga o retorno, acabamos por estar a transportar pessoas a 75 cêntimos. Isto não dá nem para o combustível", sublinhou, argumentando, de seguida: "Cada tripulação de dois homens custa, no mínimo, dez euros à hora".
O responsável adiantou, também, que o serviço de transporte de doentes não urgentes contempla o transporte de doentes para tratamentos, consultas, fisioterapia e hemodiálise, estando suspensos apenas os serviços contratados pela ARSLVT.
Hoje, a Liga Do Bombeiros participa numa reunião do grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde para debater esta questão.
Fonte Renascença.
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