quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SGTD, o fim do serviço de transporte de doentes não urgentes nos bombeiros.


O programa informático Sistema de Gestão de Transporte de Doentes, “SGTD” criado pelo Ministério da Saúde, impõe novas normas ao transporte de doentes, onde permite que o Ministério da saúde não pague o retorno do doente, obrigando que ambulâncias e tripulações fiquem á espera do doente nas unidades da saúde, pagando com isso um valor pelo tempo de espera.

Uma situação que motivou que as corporações dos concelhos de Sintra e da Amadora suspendessem a partir de Janeiro esse tipo de serviço, uma decisão que irá estender-se ao resto do país, porque os preços que o Ministério da Saúde paga não dá para manter esse serviço nos corpos de bombeiros.

Uma decisão que vem a publico no dia em que a Liga dos Bombeiros Portugueses se reúne com o Ministério da saúde, onde uma das principais questões agendadas na reunião é o SGTD, um sistema que altera por completo as normas de funcionamentos desse tipo de serviço.

O serviço de transporte de doentes não urgentes depende unicamente do número dos serviços que os corpos de bombeiros fazem e daquilo que recebem por cada serviço para o fazer, não depende de nenhum subsídios que os bombeiros recebem do governo.

Se os nossos governantes não tomarem medidas profundas nesse sector, muito em breve não estará somente em causa o serviço de transporte não urgente, mas todo o serviço de socorro a nível nacional. 

Fénix

Sem comentários: