quinta-feira, 30 de abril de 2009

Protecção Civil alertou bombeiros para "medidas de prevenção necessárias"


A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) já alertou os bombeiros para as "medidas de prevenção necessárias"

que devem ser tomadas em uma eventual pandemia de gripe suína. Em conferência de imprensa para apresentação de exercício de sismo que vai decorrer na próxima semana, o comandante operacional nacional de operações de socorros, Gil Martins, adiantou que terça-feira a ANPC enviou para os Comandos Distritais de Operações e Socorro (CDOS) um comunicado com as medidas de prevenção necessárias.
Gil Martins salientou que a ANPC faz parte do dispositivo do plano de contingência activado pela Direcção-Geral de Saúde no contexto da gripe suína com "todo o aparato logístico e operacional".
E afirmou também que desde domingo a ANPC acompanha a situação a nível nacional e internacional, estando em contacto com a Direcção-Geral de Saúde, sem adiantar mais pormenores.
Segundo as autoridades portugueses, até ao momento não há qualquer suspeita de gripe suína no país. O México, com sete mortos entre 49 casos confirmados, e os Estados Unidos, com uma vítima mortal e 64 casos confirmados, são os países, ambos na América do Norte, mais afectados pela gripe suína.

O vírus - raro segundo as autoridades sanitárias - transmite-se de pessoa para pessoa, tendo sido descoberta uma fonte de transmissão aviária, duas suínas e uma humana.
Fonte : Publico

http://voo-da-fenix.blogspot.com/

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sócios preocupado com o uso indevido de meios de socorro


O uso de uma auto-escada na lavagem da fachada de um centro comercial levou sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros de Amares a denunciar "casos de abuso".

Um grupo de sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros de Amares denuncia o que entende ser um abuso de poder, por parte da direcção, ao destacar uma auto-escada para serviços de limpeza de um centro comercial de Braga (Minho Center). Mas as queixas vão mais longe e os associados apontam o facto de ter sido "usada uma boca-de-incêndio para efectuar a lavagem".

Mais um caso de uso abusivo dos meios de socorro em Portugal que devia ser condenado pelas entidades competentes, mas certamente esses sócios não se preocupam com o uso abusivo de outros meios de socorro e a utilização frequente de bombeiros formados e especializados para os fazer serviço fora do âmbito do socorro, como é o caso do transporte de doentes para consultas, tratamentos, retornos etc.

È difícil entender o povo português, por um lado criticasse, do outro lado faz-se o mesmo ou pior, o que interessa é ser-se servido mesmo que isso possa prejudicar os outros.

E Armares é somente um caso de muitos casos.

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

domingo, 26 de abril de 2009

Gripe suína AH1N1 deve preocupar os bombeiros portugueses.

Actualmente ainda não existe nenhum caso confirmado do vírus da gripe AH1N1na Europa, mas existem casos suspeitos em vários países europeus, uma situação que deve preocupar os bombeiros portugueses, principalmente os tripulantes das ambulâncias, que em caso da existência de uma pandemia a nível nacional, são umas das classes profissionais mais expostas ao vírus, com maior probabilidade de contraírem o vírus e serem depois mais um foco de contágio.

A grande maioria dos bombeiros desconhece as medidas de protecção individual para lidar com doentes infecto-contagiosos e os perigos dai resultantes, uma grave lacuna na formação, principalmente dos TAT, como a grande maioria das ambulâncias o único equipamento de protecção existentes são luvas, escorando todo o restante equipamento de protecção, e depois o serviço nacional de saúde continua a ignorar os Bombeiros quando transportam doentes aos seus serviços, que depois vêm a ser diagnosticadas doenças infecto-contagiosas com elevados risco de contágio, um problema grave que somente mostra como funciona o SNS nesta área, o que lança muitas dúvidas sobre a eficácia do SNS fazer frente a uma pandemia deste vírus em Portugal.
Autor: Fénix

http://voo-da-fenix.blogspot.com/

sábado, 25 de abril de 2009

Para quando um 25 de Abril nos bombeiros Portugueses?

Neste dia de Liberdade, os bombeiros portugueses deviam-se unir e lutar, lutar contra uma estrutura que esta longe de ser justa e parcial para os bombeiros.

Os bombeiros actualmente têm a obrigação de preparar o caminho para a nova geração de bombeiros, uma geração que pelas más políticas impostas tem um futuro incerto e hipotecado, porque a verdade tem que ser dita, quem manda nos bombeiros não são os bombeiros, mas sim outras entidades que vivem as custas dos bombeiros portugueses.

Os bombeiros têm reconquistar a sua dependência como entidade, dependência que passa pela criação de uma identidade própria com normas e ideais comuns de norte a sul do país, uma entidade que os defenda e que os represente, uma identidade independente, idênticas á muitas outras entidades pertencentes á ANPC.

Os bombeiros tem que lutar por igualdade de direitos, lutar com determinação, exigir respeito, formação, protecção social, direitos, equipamento a condizer com as suas missões e deixarmos uma vez por todas de sermos usados como paus para todas as obra do sistema, porque um Bombeiro é uma ferramenta altamente especializada e treinada e de difícil reposição, logo devia ser tratada com o devido cuidado e respeito, pois a sua substituição acarreta um investimento muito significativo, tanto técnico como financeiro

Por essas e por outras, espero serenamente uma revulsão dentro do sistema, uma revulsão que somente peca por tardia.
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fogo & História

Venho dar a conhecer um excelente Blogue “Fogo & Historia” um espaço cultural dedicado à historia dos Bombeiros de Portugal, da autoria do bloguista Luís Miguel Baptista.

Um Blogue cheio de documentação, fotografias, vídeos e notícia do passado histórico dos bombeiros portugueses, que deve ser visto a divulgado, porque o presente somente existe porque existiu um passado que nunca deve ser esquecido.

http://fogo-historia.blogspot.com/

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bombeiros profissionais querem código deontológico

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais defende a criação de um código deontológico para a classe.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais quer criar um código deontológico para evitar situações menos claras de bombeiros que têm interesses comerciais na área da segurança, nomeadamente no comércio de equipamento.
Ouvido pela TSF, o presidente da ANBP diz que esta questão não é novidade e que se não for criado um código deontológico para todos os bombeiros «pelo menos que o seja para os profissionais».


Talvez esteja na altura da ANBP se pronuncia o que entende de por “Bombeiros profissionais”, porque em Portugal existem bombeiros profissionais para todos os gostos, mas ANBP somente reconhece aqueles que estão ligados directamente as autarquias.

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de abril de 2009

MÁSCARA HS-2

A máscara HS-2 é uma mascara concebida para utilização em operações de combate florestal.
A máscara oferece uma protecção inigualável e extrema contra as queimaduras da face e pescoço com o benefício adicional de obstruir e reduzir a inalação do fumo e partículas.
As camadas múltiplas de CarbonX® ajudam a manter a bolsa de ar crucial interior na frente da boca e do nariz.
Os forros internos confortáveis e macios (também CarbonX®) absorvem a transpiração, adicionando conforto ao utilizador.O interior em CarbonX® altamente respirável cobre o orifício central da ventilação permitindo facilmente a renovação de ar impedindo a acumulação de CO2.CarbonX® é uma fibra revolucionária e única no mundo que não se queima, não se inflama, não encolhe e não se decompõe quando exposta a temperaturas que excedam 1427ºC, mesmo por períodos de tempo prolongados.A HS-2 pesa apenas 112 gramas , incorpora a faixa reflectora da Scotchlite® para visibilidade nocturna e é classificada como um componente imprescindível para o sapador florestal.

Comercializado por: http://www.vianas.pt/

Muito se tem falado sobre a protecção individual dos bombeiros portugueses nos últimos anos, mas actualmente tem-se ignorado completamente a protecção respiratória dos bombeiros a nível do combate a incêndios florestais.

A mascara HS comercializada pela empresa Vianas é uma mascara filtrante de partículas protegida por material resistente ao fogo. O seu uso carece da respectiva cogula.
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

domingo, 12 de abril de 2009

O designer Scoot Summit, elaborou um novo ARICA para os bombeiros.


O novo equipamento tem um inovador suporte dorsal que condiciona a garrafa de ar comprimido e assenta perfeitamente a nível dorsal.
O novo ARICA tem uma consola estrutura que é fixada no braço e antebraço do bombeiro que levara o manómetro de pressão da garrafa ou um computador que indicara autonomia efectiva e autonomia de trabalho não existindo equipamento suspenso do corpo de bombeiro.
Os bombeiros esperam que pessoas como Scoot Summit, inventem ou aperfeiçoem ferramentas para os bombeiros poderem trabalhar.

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Família de bombeiro morto em serviço a espera há dois anos para receber a indemnização do seguro

A família de um bombeiro que morreu durante um combate a um incêndio urbano em 2007 ainda não recebeu a indemnização do seguro da morte do seu familiar.

O bombeiro era profissional num corpo de bombeiros associativo, onde exercia a actividade de operador de central no respectivo corpo de bombeiro. O seguro não quer pagar a respectiva indemnização pela morte do bombeiro alegando que o bombeiro em questão tinha um contrato como operador de central com a respectiva associação, e quando aconteceu o acidente estava no seu horário laboral e actuava como bombeiro num combate a um incêndio urbano, uma actividade fora das competências do seu contrato laboral.

Uma situação que é complexa e grave, porque na mesma situação existem milhares de bombeiros em Portugal com contratos idênticos; operadores, maqueiros, socorristas quarteleiros etc., onde depois executam actividade nas diversas áreas do socorro, inclusive no combate aos incêndios. Esses profissionais têm um seguro acidentes pessoais, onde é accionado em caso de acidente durante a actividade profissional, um seguro com melhores condições do que o seguro quando fazem serviço como voluntário, mas pelos vistos com condicionantes graves.

Existe a necessidade urgente de regulamentar legalmente essa actividade, uma actividade em franca expansão por falta de voluntários, onde reina todo tipo de ilegalidades, com sequências legais graves, quer para os bombeiros quer para as suas famílias.
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Estado deve 194 mil euros a bombeiros

Desde 2005 que a Sub-Região de Saúde de Aveiro não paga os serviços efectuados pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis. Esta associação prepara-se, agora, para recorrer aos tribunais para reaver 194 mil euros.

Cansados de esperar pelo pagamento dos serviços efectuados com transportes de doentes e de uma resposta às cartas envidas, de forma reiterada, para a Sub-Região de Saúde de Aveiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários prepara-se para reivindicar o pagamento da dívida junto do tribunal.

"É lamentável e não nos agrada nada, mas não vemos outra solução", afirmou, ao JN, o presidente da Associação Humanitária, António de Almeida Gomes, criticando, ainda, o facto de não ter respostas aos pedidos de esclarecimento que tem enviado para a aquela sub-região.
Uma parte das verbas diz respeito ao período compreendido entre Maio de 2005 e Setembro de 2008, superior a 96,3 mil euros. A outra dívida é referente aos meses de Outubro Novembro e Dezembro de 2008, no valor de 98,1 mil euros. Ou seja, uma verba total superior a 194 mil euros.

Perante o actual cenário, António de Almeida Gomes afirma que foi deliberado, na reunião da direcção dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis, "levar por diante um processo contencioso". "Não podemos ser espoliados deste valor. Entraremos em colapso de tesouraria e teremos de dizer aos associados e população que vamos parar determinados serviços por falta de fundo de maneio", explicou.

A associação apresentou um lucro de exploração de 156 mil euros, que seriam destinados à aquisição de material para o corpo de bombeiros, mas que fica comprometido devido ao défice da tesouraria causado pela dívida. Apesar das dificuldades de tesouraria, António Gomes de Almeida conta ver aprovada a candidatura ao Quadro de Referência estratégica Nacional para a construção do novo quartel, uma obra avaliada em 1,1 milhões de euros. "Temos quase a certeza que a candidatura será aprovada". Se tudo correr como esperado a construção das novas instalações poderão iniciar-se em finais de Junho.

Fonte Jornal de Noticias

Uma situação lamentável, principalmente quando a Ministra da Saúde a firma que o SNS pagou todas as dívidas a fornecedores de bens e serviços. Pelos vistos não, existem dividas por pagar desde de 2005 aos bombeiros portugueses.

Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Uma dura realidade


Um incêndio que deflagrou ontem no Hospital S. Francisco Xavier (Lisboa) demorou 14 minutos a ser extinto, tendo-se registado a transferência de seis doentes para o Hospital Egas Moniz.

Em representação do presidente do Conselho de Administração do Hospital S. Francisco Xavier, Caldeira Pinto explicou ainda ter havido falhas na comunicação na ala onde deflagraram as chamas.
"Houve algumas dificuldades na parte de comunicação. Houve também cortes de energia, fumo e elevadores, mas foi tudo superado com os meios internos e a preciosa ajuda do INEM, Bombeiros e Protecção Civil", notou.

O incêndio no Hospital S. Francisco Xavier mostrou uma dura realidade dos hospitais portugueses. O hospital tinha um plano de emergência, mas os sistemas de emergência falharam, e nada vale existir um plano de emergência se não existirem exercícios periódicos, onde se treina procedimentos e se melhora os aspectos do plano de emergência, para não acontecer o que aconteceu nesse hospital.

Já não é o primeiro incêndio a ocorrer hospital de S. Francisco Xavier, anos atrás existiu um incêndio de médias proporções no sistema de ar condicionado exterior, na altura existiram problemas complexos, os acessos ao hospital estreitos, estacionamentos abusivos, e transito permanentemente caótico, com agravante de um edifício construído para habitação que foi adaptado para Hospital, que origina problemas graves na evacuação de doentes acamados em situações de emergência.

Pelos vistos os problemas ainda persistem.




Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

sábado, 4 de abril de 2009

A Cultura do Fogo

Em Portugal sempre existiu uma cultura do fogo, uma cultura que vem dos primórdios da civilização humana, onde esse elemento é usado para vários fins; para a queima das sobras agrícolas, limpeza de terrenos para a actividade agrícola, pastorícia etc. O uso do fogo era normalmente usado na Primavera, onde se juntavam alguma dezena de pessoas, munidas de ferramentas manuais e alfaias agrícolas para tomar conta do fogo, e raramente esse fogo saía do local pré definido.

A existência desse tipo de acção era benéfica para o meio ambiente, reduzia a carga de combustíveis existentes no solo, principalmente os combustíveis finos, protegia as árvores de grande porte e renovava a vegetação, que servia de alimento para a pastorícia e para a fauna selvagem.

Com a proibição do uso do fogo a nível nacional, que passou a ser crime, a vegetação cresceu desordenadamente, atingindo um crescimento fora do normal, o abandono da actividade agrícolas é uma sequência, mas quem necessita ainda dos terrenos para viver não tem capacidade financeira para os mandar limpar, nem paciência para pedir uma licença para o uso do fogo nas suas câmaras locais.

Contrariando a lei, o uso do fogo pelos proprietários contínua, mas agora deita-se o fogo de preferência na calada da noite ou ao amanhecer e sozinhos, para não serem detectados nem denunciados. Muitas das vezes são construindo aceiros a volta do local, mas ninguém fica a vigiar o fogo com medo de ser apanhado, o que já originou a morte de 4 pessoas somente em 2009, e tem originado um número anormal de incêndios, porque muitas vezes arde o que devia arder e o que não devia arder.



Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Congestionamento de trânsito nas Urgências do H.S Maria

O SNS já habituou os portugueses a todos os tipos de esperas, a mais recente modalidade é estar numa fila veículos para chegar as urgências do maior hospital do país.

Com as recentes alterações de circulação automóvel no hospital de Santa Maria foi criado dois parques de viaturas junto as urgências, um a saída das urgências outro parque antes da entrada das urgências destinado as ambulâncias com destino ao serviço de urgência.

As ambulâncias que levam doentes a urgência, são obrigadas deixarem o doente nas urgências fazerem um percurso de 500 metros, entrando novamente na via de acesso as urgências para poderem estacionar, e quando saem do parque tem que passar obrigatoriamente pela entrada da urgência para poderem sair do hospital. Para agravar mais a situação, no ultimo mês o parque destinado as ambulâncias com destino as urgências, esta a ser usado para parqueamento das ambulâncias e TAXIs que se destinavam ao serviço de consultas, o que tem trazido longas filas de veículos, chegando as ambulâncias de socorro estarem paradas mais de 15 minutos com doentes graves dentro da células sanitárias espera de poder entrar nas urgências.

O aumento do tráfego a entrada das urgências tem originando outros problemas, quer a nível de segurança e de saúde pública para os utentes das urgências, porque os veículos passam a pouca distância da porta da urgência aumentando a probabilidade de existência de atropelamentos e além de obrigar a porta estar sempre aberta, trazendo um grave problema de saúde púbica, motivado pela entrada dos gazes dos escapes dos automóveis, que entra para as zonas triagens e da sala de espera do serviço urgências, como o aumento da poluição sonora.

Julgo que as entidades competentes deviam actuar sobre a administração do hospital, e exigir uma solução para desvia o trânsito automóvel da zona das urgências.
Fénix
http://voo-da-fenix.blogspot.com/